Uma equipe de Barra do Garças (MT) conquistou o primeiro lugar por equipes no Campeonato Sul-Americano de Parajiu-jitsu 2025, realizado no dia 6 de setembro, em Salvador (BA), e garantiu a classificação de 20 atletas para o Mundial do Caminho Paralímpico, que será disputado em novembro em Bangkok, na Tailândia.
A delegação representou a Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMTJJP) e trouxe 26 medalhas para casa.
Além de Bangkok, os classificados farão uma parada estratégica em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para participar do Mundial do Caminho Profissional, outro importante evento no circuito internacional do parajiu-jitsu.
Agora, a associação inicia uma campanha para viabilizar a ida da delegação à Tailândia. Apesar do reconhecimento internacional e do apoio já recebido do Governo do Estado e do deputado estadual Max Russi, a AMTJJP ainda precisa de recursos para cobrir os custos da viagem, incluindo passagens, hospedagem e alimentação dos paratletas e equipe técnica.
Para a associação, essa oportunidade é a chance de mostrar o talento e o potencial do paradesporto mato-grossense para o mundo. "A participação no mundial é um marco na carreira dos atletas e depende de um esforço conjunto”, destaca a direção da AMTJJP.
Nesta semana, a primeira-dama Virginia Mendes fez a entrega simbólica de um cheque de R$ 207 mil do projeto 'Aniversário do Bem' à associação. Segundo a AMTJJP, essa doação foi fundamental para custear participações da equipe em eventos neste ano, principalmente nos últimos quatro meses.
O convite para o Mundial foi formalizado por Christian Portele, membro do conselho da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (JJIF), da Áustria. A carta-convite também reconheceu o trabalho desenvolvido em Mato Grosso e foi endereçada a personalidades públicas engajadas na causa do paradesporto, como a embaixadora mundial do parajiu-jitsu, Virginia Mendes.
Com o lançamento da campanha por apoio, a AMTJJP aguarda o posicionamento do governo para definir os próximos passos de captação de recursos e reforça o apelo por parcerias para garantir a participação dos atletas no maior evento da modalidade.
Além das conquistas esportivas, a associação é responsável pelo projeto “Transformando Vidas por meio do Jiu-Jitsu Paradesportivo”, que atua na inclusão social, reabilitação e fortalecimento da autonomia de pessoas com deficiência. O projeto, sediado em Barra do Garças, já se tornou referência nacional e internacional, sendo reconhecido por promover o esporte como ferramenta de transformação.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !